Ensino de Música Pode
Remodelar Áreas do Cérebro Associadas à Linguagem
25 de mar de 2016
A música tem efeitos biológicos sobre o cérebro de
crianças – é capaz de remodelar áreas responsáveis pelo processamento de sons,
que por sua vez estão relacionadas a habilidades linguísticas como leitura e
comunicação verbal. É o que mostra um estudo publicado no The Journal of
Neuroscience, o primeiro a mapear os efeitos de programas educacionais de
música no cérebro.
A pesquisadora Nina Kraus, diretora do Laboratório
de Neurociência Auditiva da Universidade Northwestern, avaliou alunos de 6 a 9
anos, de famílias de baixa renda, considerados com maior risco de desenvolver
problemas de aprendizagem, que participaram de um programa gratuito de música.
As crianças que completaram dois anos de treinamento musical apresentaram
diferenças neurofisiológicas em regiões relacionadas à decodificação de sons,
mecanismo neural subjacente a habilidades linguísticas. “É a primeira evidência
direta de que programas educacionais de música podem aprimorar o processamento
neural da fala em crianças em risco, sugerindo que o envolvimento ativo e
frequente com os sons pode mudar a função neural”, diz a autora.
Fonte: http://revistaneuroeducacao.com.br/ensino-de-musica-pode-remodelar-areas-do-cerebro-associadas-a-linguagem/
Muito bacana!! Tenho um irmão Down que ama tocar bateria e violão! é realmente muito bom para o desenvolvimento deles.
ResponderExcluirUm abraço
Agradecido pelo seu comentário, seja sempre bem vindo
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