Avaliação Neuropsicológica: Alguns Esclarecimentos.
April 21,
2016
Neste
texto pretendo esclarecer questionamentos frequentes de pessoas que
recebem um encaminhamento para fazer uma avaliação neuropsicológica e também de
pessoas que leem e se interessam pelo assunto. A Neuropsicologia é uma
especialidade da Psicologia, que se dedica ao estudo das funções cognitivas e
comportamentais processadas pelo nosso sistema nervoso central que são cruciais
para a produção de comportamentos e para o desenvolvimento humano global. Por
tratar-se de uma especialidade recente no Brasil, reconhecida oficialmente em
2004, a Neuropsicologia ainda é uma área pouco conhecida e divulgada.
A todo instante,
estamos em interação constante com estímulos do mundo externo e interno que são
processados em diversos níveis pelo nosso sistema nervoso e especialmente pelo
nosso cérebro. Para produzir qualquer comportamento, precisamos ter:
-
intactas habilidades de recepção de informações pelos processos sensoriais e
perceptuais;
- nível
atencional adequado para captar estímulos e selecionar aqueles que são
relevantes, manter a concentração ao longo do tempo e alternar entre tarefas e
estímulos necessários.
- boas
habilidades de memória de curto e longo prazo, para aprender novas informações
e resgatar dados e habilidades já armazenadas em outros momentos.
-
recursos de planejamento, organização e execução chamados conjuntamente de
funções executivas. Referem-se a diversas habilidades necessárias para o
controle cognitivo e comportamental que nos permitem alcançar metas em
situações complexas.
-
habilidades de raciocínio diversas que, agrupadas, constituem na nossa
inteligência geral. O comportamento inteligente nos permite resolver problemas
diversos e a adaptação cognitiva e comportamental.
-
habilidades motoras globais e finas que possibilitam a manipulação de objetos e
a expressão precisa de nosso processamento cognitivo, pois todos os nossos
comportamentos são expressos por movimentos, principalmente pela fala e pela
escrita.
- nível
adequado de cognição social, constituída por habilidades receptivas, analíticas
e expressivas de estados emocionais próprios e de outras pessoas durante as diversas
interações pessoais que temos no dia a dia.
No âmbito
clínico, neuropsicólogos fazem diagnósticos e intervenções ou reabilitações de
pacientes que possuem déficits em funções cognitivas e comportamentais que
podem decorrentes de algum transtorno do neurodesenvolvimento, quadro
psiquiátrico, lesão neurológica ou de processos degenerativos do
envelhecimento.
O momento
oportuno para buscar um neuropsicólogo geralmente é aquele no qual uma pessoa
manifesta algum atraso de desenvolvimento ou dificuldades e queda de desempenho
em habilidades ou em atividades que exijam constantemente das funções
cognitivas.
Atualmente,
as diretrizes científicas e técnicas para o diagnóstico de problemas
psicológicos e comportamentais incluem obrigatoriamente o trabalho multi e
interdisciplinar, no qual diversas áreas de conhecimento são importantes com
suas avaliações específicas para o mapeamento de diversos fatores preservados e
alterados que podem causar dificuldades.
Por
este motivo, a avaliação neuropsicológica pode ser indicada por algum
profissional da saúde (médico, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta
ocupacional entre outros) ou da educação (psicopedagogo, professor, equipe
pedagógica). Também ser realizada por busca espontânea do paciente ou seus responsáveis.
No
contato inicial, o neuropsicólogo investiga o motivo da avaliação, esclarecemos
as etapas do processo e define, horários, agendamentos e custos.
A
entrevista inicial, feita com o próprio paciente ou seus responsáveis legais,
tem como objetivo coletar diversas informações sobre a história atual e passada
do paciente e seu desenvolvimento cognitivo e comportamental. O neuropsicólogo
verifica em quais contextos as dificuldades ocorrem e são mais significativas,
como as dificuldades se manifestam e quais são as estratégias utilizadas até o
momento para lidar com a situação problema. O profissional pode aplicar algumas
escalas e inventários de comportamentos e solicitar envio de algumas destas
escalas para outras pessoas (profissionais da escola, por exemplo). A partir
deste mapeamento, uma bateria de instrumentos de avaliação é planejada para a
investigação precisa do perfil cognitivo e comportamental.
Nas
sessões de testagem, o paciente é convidado a realizar entrevistas, atividades
e testes diversos. Os testes podem envolver uso de lápis e papel para registro
de respostas, manipulação de objetos, habilidades de compreensão e expressão
linguística e registro de tempo de execução. Com crianças, frequentemente é
necessário o uso de recursos lúdicos para promover melhores condições de
interação e acesso aos recursos cognitivos destes pacientes. Inclusive, a
neuropsicologia tem evoluído para desenvolver testes adequados e sensíveis para
avaliação de crianças pré-escolares e, por este motivo, crianças a partir dos
dois anos e meio de idade já podem ser atendidas de modo a detectar e intervir
precocemente em funções cognitivas que podem apresentar atraso de
desenvolvimento.
Após
correções e análise cuidadosa de todas as informações da avaliação, é elaborado
um laudo neuropsicológico com a hipótese diagnóstica do perfil cognitivo e
comportamental. A partir dos resultados, uma série de orientações são
elaboradas e um plano de tratamento pode ser indicado para o desenvolvimento de
recursos e habilidades cognitivas.
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FONTE: http://www.sinapseaprender.com.br/#!Avaliação-Neuropsicológica-alguns-esclarecimentos/eglfh/571950720cf2331db0fbe27c
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