ABC DA APRAXIA DE FALA NA INFÂNCIA
A: APRAXIA DE FALA: é considerada um distúrbio motor
(neurológico)que afeta a produção dos sons da fala. Apraxia em crianças também
existe ok? Não ocorre apenas em Adultos!
B: BOCA: a boca da criança parece ficar “perdida” em como falar.
A criança quer se comunicar, sabe o que quer dizer, mas parece que sua boca não
sabe como se movimentar.
C: CÉREBRO: o cérebro deve planejar e programar a sequências de
gestos e movimentos articulatórios para produzir a fala. E na Apraxia esse é o
grande desafio! O cérebro fica confuso!
D: DIADOCOCINESIA: é a capacidade que uma pessoa tem em
realizar movimentos rápidos e alternados. Na Avaliação Fonoaudiológica, umas
das tarefas solicitadas à criança é repetir alternadamente sequencias
silábicas. Crianças com Apraxia irão falhar nesta tarefa! Sequencializar
sílabas para formação de palavras é um grande desafio para elas.
E: ESPERAR. Uma criança com dificuldade no desenvolvimento da fala e
especialmente, para as que apresentam Apraxia, ESPERAR pode significar perder
um tempo importante de ESTIMULAÇÃO. Cuidado com a orientação: “ah espere ela
ainda é muito novinha”. Sejam vigilantes! I
F: FONOAUDIÓLOGOS. Nós Fonoaudiólogos somos essenciais no
tratamento de uma criança com Apraxia e para sua família também. Nossa
responsabilidade é enorme. Nosso desafio é enorme e nossa Profissão é
maravilhosa, é nobre...criar a oportunidade de uma criança se comunicar a torna
mais humana mais inserida nesse Mundo de desafios que vivemos todos os dias!
G: GRITAR! A criança com Apraxia quer GRITAR para todo mundo, que
ela sabe muito mais do que ela diz, do que ela fala, que ela entende muito mais
do que podem imaginar. A angústia de não conseguir é grande e precisamos ser
sensíveis a isso. Temos que tentar facilitar o caminho para elas e não deixá-lo
ainda mais pesado. Cuidado com as pressões! Cuidado com as exigências e
perfeições!
H: HELICÓPTERO! Uma palavra com 5 sílabas!!! Uau!! Um grande
desafio. Na Apraxia quanto mais sílabas as palavras têm, mais dificuldade a
criança terá, mais sequencias de movimento ela terá que planejar!!
I: IMITAÇÃO. A Apraxia acomete a capacidade de imitação da criança. A
imitação global pode estar prejudicada, como por exemplo, a imitação de
movimentos do corpo, de gestos até a imitação da fala. Os pais ficam na frente
da criança repetindo, mas percebem que ela não consegue imitar.
J: JUNTOS. Estamos todos juntos! A criança, seu pai, sua mãe, seus
avós, suas cuidadoras, suas professoras, outros profissionais da saúde.
Precisamos estar todos juntos! Juntos para vencer os desafios que a Apraxia nos
impõe!
K: KIDS. Kids significa criança. Sim, a Apraxia de Fala afeta
crianças também!
L: LÁBIOS/LÍNGUA: A Apraxia afeta o controle motor dos lábios,
da língua (a criança parece não saber como movimentá-los e não existe uma
paralisia ou uma hipotonia significativa. Existe uma dificuldade de planejar,
de coordenar os movimentos dos lábios e da língua.
M: METAS: nas terapias é muito importante os profissionais
estabelecerem e definirem quais serão as metas. Por onde começar? Quais
objetivos? Que estratégias serão adotadas para atingirmos esses objetivos?
Utilizar PISTAS multissensoriais sempre é o caminho!
N: NUNCA DESISTIR. Atender uma criança com Apraxia não é uma
tarefa fácil. É uma terapia trabalhosa, que desafia o profissional, que desafia
a expectativa dos pais e da própria criança. Mas NUNCA, NUNCA DEVEMOS DESISTIR!
Esperança, acreditar sempre!
O: OUÇA MINHA VOZ. Isso é o que toda criança com Apraxia nos
pede o tempo todo! Elas querem ser ouvidas, querem ser atendidas, querem
participar, querem ser incluídas na família, na escola. Lembre-se que apesar de
não falarem, ou de não conseguirem falar de forma clara, elas têm muita a nos
dizer, mesmo que ainda seja, pelo olhar, pelo toque, pelas mordidas, pelo
choro, pela irritação! Não desconsidere a necessidade de Comunicação
Alternativa.
P: PLANEJAR E PROGRAMAR. O cérebro da criança com Apraxia fica
confuso! Ele não consegue planejar, programar e coordenar os movimentos dos
articuladores para produzir sequencialmente os sons da fala. Nós Fonoaudiólogos
atuamos justamente nesse processo, de suprir o que o cérebro a criança não está
dando conta de desafio. Uau! Quanto trabalho não?
Q: QUANTO. Quanto tempo uma criança com Apraxia demorará para falar
normalmente? Ou QUANTO tempo de terapia ela irá precisar? DEPENDE! Depende da
gravidade do quadro, da idade, de quando foi feito o diagnóstico, da abordagem
terapêutica utilizada, do envolvimento da família, do comportamento da
criança...etc. É complexa essa questão!
R: REPETIÇÃO. Um dos princípios da intervenção é a
Repetição. Por que repetir várias vezes os alvos que estão em treino? Para a
criança conseguir criar a memória dos planos motores (para ela conseguir
reter/memorizar a sequência de gestos articulatórios). Mas precisamos encontrar
formas lúdicas de fazer isso para não ficar cansativo e desmotivador para a
criança. Lembrem-se estamos trabalhando com crianças!! E motivação é o
“combustível” para as terapias.
S: SEQUÊNCIA. A criança com Apraxia apresenta muita
dificuldade para sequencializar os movimentos dos articuladores, por isso, ela
acaba simplificando falando apenas silabas isoladas (geralmente as últimas) ou
apenas as vogais das palavras. Estimular atividades que tenham sequencias de
movimentos é sempre muito bacana!
T: TREINAR TREINAR TREINAR...Apraxia afeta o planejamento motor. E
como toda habilidade motora que vamos aprender..precisamos de treino, muito
treino!
U: UVA....palavras com menos silabas são mais fáceis...podemos
começar com elas, ok? Outros exemplos: papa, mama, dá, pepa, ect..
V: VOLUNTÁRIO. Apraxia afeta o controle voluntário dos
movimentos da fala, demanda consciência do movimento. A criança pode conseguir
fazer um determinado movimento inconscientemente (por exemplo, estalar a
língua, como imitando um cavalinho) mas não irá conseguir fazer o mesmo
movimento sob comando (exige controle voluntário, que ela tem muita
dificuldade).
W: WHEN? Traduzindo do Inglês..QUANDO? Quando minha criança irá
falar? Pergunta complexa e que depende de muitos fatores.
X: EXTRA. Atividades extras, como esportes, podem ser benéficas!
Tirar um cochilo, descansar um pouquinho antes das terapias...e BRINCAR..a
agenda de uma criança com Apraxia é “cheia”..elas também precisar de lazer, ok?
Y: YES – SIM! Sim, o desafio é grande, mas juntos podemos
vencer a Apraxia.
Z: ZANGADA. A criança com Apraxia fica zangada, irritada,
desmotivada quando solicitamos algo que ela ainda não dá conta de fazer, de
falar, de responder. Lembrem-se que a criança com Apraxia não fala porque ela é
mimada ou porque “os pais não estimulam”. NÃO! NÃO. Elas não falam porque FALAR
É UM GRANDE DESAFIO PARA ELAS.
Escrito por: Dra.
ELISABETE GIUSTI. FONOAUDIÓLOGA INFANTIL.www.atrasonafala.com.br
REFERÊNCIA: Para escrever este post me basei no livro da Bridget Hill Taylor mãe do encantador Rafe Taylor escreveu o ABC da Apraxia para explicar de forma sucinta as palavras-alvos baseadas no Alfabeto para explicar o que é Apraxia de Fala.
REFERÊNCIA: Para escrever este post me basei no livro da Bridget Hill Taylor mãe do encantador Rafe Taylor escreveu o ABC da Apraxia para explicar de forma sucinta as palavras-alvos baseadas no Alfabeto para explicar o que é Apraxia de Fala.
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