existir

A EXISTIR surgiu em meados de 2002, por iniciativa de um grupo de pais de crianças com Síndrome de Down, com o propósito de constituir uma entidade privada, sem fins lucrativos, que apoiasse crianças portadoras de necessidades especiais, em especial a Síndrome de Down. Fundamos a Entidade em fins de 2004, com o seu registro em 25.01.2005, tendo por objetivo um projeto diferenciado, ou seja, trabalho em grupos de crianças com Síndrome de Down a partir dos 2 anos de idade.

segunda-feira, 11 de abril de 2016


A Deficiência e Seus Mitos!!!

Na verdade são muitos os mitos relacionados às pessoas com deficiência na sociedade, vamos trabalhar na postagem os mais conhecidos e usados.



Pessoas com deficiência não faz amor, sexo!!!
Pessoas com deficiência é, completamente, alienado (a) do mundo, não conversa, não entende, não tem vontades!!!
Pessoas com deficiência é uma eterna criança!!!!!
Pessoas com deficiência tem a saúde frágil!!!
O pessoal tem medo das pessoas com deficiência, ignoram afinal elas podem morder!!!
Coitadinha das pessoas com deficiência!!!!!
Pessoas com deficiência não fala, não ouvi e não sente!!!!

Estas frases são absurdas? Sim, mas, infelizmente, são mitos e lendas urbanas que a sociedade criou em relação as pessoas com deficiência. A gente sente todas essas frases, já passei por todas, exemplo, minha avó, tem 93 anos, é um perigo se ela pegar uma gripe. No entanto um dia, estamos na rua, começou a chover, minha mãe, conseguiu protege - la e ela cogitou a possibilidade de sair e eu ficar no lugar dela. Porque eu que não posso tomar chuva, ela pode, não vai acontecer nada com ela, já comigo!!!!!

O Perigo dos Mitos virarem Verdades. 
Mitos, que se tornaram verdade erradas, que apenas atrapalham a vida das pessoas com deficiência. Não parece, porém essas inverdades, vão ajudando a construir o muro que separa a gente, pessoas com deficiência, do mundo, da realidade, da sociedade!!!!!


A deficiência é em sua raiz, algo simples, pessoas que têm algumas necessidades, precisam de certas ajudas, só... Aí, chega a sociedade e cria, não sei da onde, um monte de besteiras, que aumenta a ignorância, gerando o preconceito, claro, e tornando a vida da pessoa com deficiência difícil!!!!

Você já foi enquadrado em algum desses mitos ou em outro que não colocamos aqui? Conte pra gente, valeu.

Por Damião Marcos e Carolina Câmara. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário