INCLUSÃO: A
INFLUÊNCIA DO AMBIENTE ESCOLAR E SOCIAL NO DESENVOLVIMENTO CEREBRAL DA CRIANÇA
A
INFLUÊNCIA DO AMBIENTE ESCOLAR E SOCIAL NO DESENVOLVIMENTO CEREBRAL DA CRIANÇA
A qualidade do ambiente, onde a criança está
inserida influencia na maneira como o cérebro se prepara para a aprendizagem.
Elementos conhecidos, variados e agradáveis dão a
criança a sensação de bem estar e se segurança. Um mundo estimulador, repleto
de plantas, brinquedos, fotos, imagens, quadros decorados, aromas e sabores
estimulam a atenção e dão motivação para a criança explorar o mundo.
É importante a participação da criança na decoração
da casa e do ambiente escolar ajudam a desenvolver as potencialidades da
criança pois o nosso cérebro é social.
Todos nós temos o desejo de pertencer a um grupo,
de sermos aceito por este grupo e de sentirmos reconhecidos pelo grupo. A
participação ativa do aluno na construção do ambiente, a sua volta, estimula
este a interagir com o ambiente e a construir a sua aprendizagem.
Em todos os âmbitos sociais, temos que trabalhar os
vínculos, o respeito, a solidariedade e a harmonia entre os membros de um grupo
pois aprendemos socialmente.
Uma criança aprende pelo modelo que visualiza e
tende a copiar as ações dos outros.
Para isto, além de uma estimulação adequada, o
cérebro precisa de uma dieta balanceada e variada pois, para uma participação
ativa no meio social, o corpo necessita de energia.
Frutas, lacticínios, cereais, proteínas, azeites,
substâncias como ômega 3, 6 e 9 devem estar presentes na dieta diária.
Além disso, o descanso é fundamental para que a
criança possa recuperar as suas energias devido ao desgaste do dia a dia. Crianças
que não dormem bem e que apresentam transtornos do sono, tem a sua capacidade
de concentração e de manter o foco de atenção, por um período mais prolongado
de tempo, bem como prejuízo das suas destrezas motoras e das funções cognitivas
como a memória.
O descanso, aliado a uma dieta balanceada, são os
nutrientes básicos para a aprendizagem e, quando associados a prática de
exercícios de relaxamento e de respiração, favorecem a oxigenação do cérebro e
auxiliam o corpo a recuperar as suas energias.
Na escola, logo após o recreio, a prática de
exercícios de relaxamento e de respiração ajudam a criança a retomar a sua
capacidade de concentração diminuindo a sua excitação e ajudando a criança a
lidar melhor com atividades conflitivas que podem ocorrer, neste momento,
devido excitabilidade excessiva.
Esta prática ajuda a modelar a resposta emocional,
a desenvolver o autocontrole e a melhorar o rendimento cognitivo devido a
melhora da oxigenação do cérebro que diminui o stress e ajuda o cérebro a
manter a atenção seletiva e sustentada.
Por outro lado, é importante incorporar em sala de
aula novidades e diferentes estímulos sensoriais como mudanças no tom de voz,
no volume e no ritmo, modificar os estímulos visuais com o uso de cores
diferentes na grafia, mudar as formas, movimento e tamanho dos materiais
utilizados pois, tais modificações, despertam o interesse e a curiosidade.
O processo de aprendizagem vai se enriquecendo
quando encontramos significado e sentido naquilo que se estuda. O cérebro
presta atenção no que considera relevante para a vida e se converte mais
facilmente em memória de longo prazo.
Estímulos atrativos, aliados a propostas práticas,
aumentam a motivação e o compromisso o que, por consequência, ajudam na
memória. Trabalhar em uma horta ajuda o aluno a aprender mais sobre as plantas
e as ciências naturais.
O estado emocional é uma parte essencial do
processo de aprendizagem pois ele proporciona as condições para o aluno receber
a informação, compreendê-la e armazená-la. Um relação positiva entre os membros
do grupo é essencial para a aprendizagem.
Aplicar exercícios e jogos que levem o grupo a
reconhecer as suas emoções ajuda na aprendizagem.
A prática também é um aspecto que não pode ser
negligenciado no dia a dia escolar e social. A aprendizagem necessita que a
informação se repita e seja associada em diferentes momentos e de diversas
maneiras nas relações conhecidas na vida cotidiana.
A melhor maneira de fortalecer a memória de longo
prazo e incorporar as informações, gradualmente, é repetir, aplicar e
experimentar. Prática e repetição provocam aprendizagens que penduram.
É importante é graduar as atividades as
possibilidades dos alunos pois o aluno, com o ensino adequado as suas
possiblidades e potencialidades, ai desenvolvendo gradativamente a sua
autoestima e um autoconceito positivo.
Cada pessoa é única com um exclusiva combinação
genética e tempos próprios para a maturação. Isto decorre das experiência de
vida e talentos.
Fonte: http://atividadeparaeducacaoespecial.com/inclusao-a-influencia-do-ambiente-escolar-e-social-no-desenvolvimento-cerebral-da-crianca/
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