Férias – Tempo de Aprender.
A importância de pessoas com deficiência realizarem suas tarefas em seu próprio ritmo
Por Sonia Casarin*
Nos
dias de férias, as crianças em idade escolar têm suas tarefas diminuídas e com
isso os pais (cuidadores) também podem relaxar. Quando trata-se de crianças com
deficiência intelectual, além de férias da escola, também há um período de
recesso nas terapias que estimulam o desenvolvimento. Então, é interessante
parar tudo? Sim, é interessante a criança e a família terem tempo livre e sem
compromissos, e neste tempo as aquisições anteriores podem ser consolidadas.
Além
disso, as férias podem ser um período favorável para a criança ter outras
vivências, como a realização de ações independentes em seus cuidados pessoais.
Muitas vezes, na correria do dia a dia, há poucas oportunidades para a pessoa
com deficiência realizar suas tarefas em seu próprio ritmo.
Nas
férias, a higiene, o ato de vestir-se e de alimentar-se podem ser realizados no
tempo da criança e não no tempo dos compromissos assumidos. Algumas vezes, a
criança precisa de meia hora para vestir a camiseta e ela pode ter esse tempo,
até que adquira a habilidade de realizar esse ato com mais rapidez.
Experiências como essa podem ajudar a pessoa a tornar-se mais independente no
futuro.
Então,
nas férias os pais vão ter mais trabalho? Não necessariamente. Esses
“exercícios” não devem ser rígidos, podem ser feitos todos os dias em algum
horário confortável para a família. Por exemplo, se a criança deve aprender a
alimentar-se sozinha, essa oportunidade deve acontecer em uma das refeições,
não em todas. Se ela deve aprender a vestir-se sozinha, pode fazê-lo em uma das
trocas de roupa.
Essas
são oportunidades não devem sobrecarregar a família e podem ajudar a criança a
conquistar sua independência.
Boas
férias!
FONTE: https://www.portalolhardinamico.com.br/noticia/210/ferias-tempo-de-aprender-a-importancia-de-pessoas-com-deficiencia-realizarem-suas-tarefas-em-seu-proprio-ritmo
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