existir

A EXISTIR surgiu em meados de 2002, por iniciativa de um grupo de pais de crianças com Síndrome de Down, com o propósito de constituir uma entidade privada, sem fins lucrativos, que apoiasse crianças portadoras de necessidades especiais, em especial a Síndrome de Down. Fundamos a Entidade em fins de 2004, com o seu registro em 25.01.2005, tendo por objetivo um projeto diferenciado, ou seja, trabalho em grupos de crianças com Síndrome de Down a partir dos 2 anos de idade.

quarta-feira, 30 de agosto de 2017



TESTE: Seu Filho está Preparado para Ler?

Seu filho tem entre 4 e 6 anos? Faça este teste e veja se ele está preparado para ler.

Falamos algumas vezes no blog sobre algumas das noções e habilidades que precisam ser desenvolvidas para que as crianças se tornem bons leitores: consciência do impressoconsciência fonológicamemória auditiva de curto prazo bem treinada, um bom vocabulário, compreensão da linguagem oral, dentre outras. Para que você tenha uma noção mais precisa das áreas em que seu filho de 4 a 6 anos tem mais facilidade e daquelas que precisam ser melhor trabalhadas, preparamos um teste rápido e bastante simples. Não se trata, porém, de uma avaliação sistemática e exaustiva como os testes de leitura que se costuma aplicar a crianças mais velhas; este é antes um instrumento para auxiliar no diagnóstico das habilidades que precisam ser melhor desenvolvidas.


Primeiro, providencie o material necessário para o teste: papel, caneta, as imagens indicadas ao longo do teste (o ideal é que se façam pequenos cartões com elas), um livro com ilustrações, uma embalagem de produto e o livro “A casa sonolenta” (ou a letra da canção “A velha a fiar”). Separe de 15 a 20 minutos para fazer o teste e escolha um ambiente calmo.
Preparados? Vamos começar!

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA

  1. Mostre-lhe 4 figuras: um pé, um cão, um anel e uma porta. Peça a ele para nomear todas as figuras. Em seguida, pergunte o seguinte: “Se eu tirar ‘vul’ da palavra ‘vulcão’, o que vai sobrar? Aponte a resposta.”
  1. Mostre-lhe 4 figuras: uma boca, um olho, um nariz e uma mão. Peça a ele para nomear todas as figuras. Em seguida, pergunte o seguinte: “Se eu juntar ‘na’ e ‘riz’, que palavra vou formar? Aponte o na-riz.”
  1. Mostre-lhe 4 figuras: uma mão, um limão, um homem e uma melancia. Diga: “Se eu juntar ‘li’ e ‘mão’, que palavra vou formar? Aponte o li-mão.”
  1. Diga a seu filho a seguinte frase: “Pedro e José estão brincando no quintal.”Pergunte quantas palavras há nessa frase.
  1. Diga a seu filho a palavra “mola” e pergunte qual o som do começo da palavra. Se necessário, prolongue esse som para que fique mais claro: mmmmmola.
  1. Diga a seu filho a palavra “abóbora” e pergunte qual o som do começo da palavra. Se necessário, prolongue esse som para que fique mais claro: aaaaabóbora.
  1. Mostre-lhe 4 figuras: uma casa, uma maçã, uma vela e um piano. Peça a ele para nomear todas as figuras. Em seguida, pergunte qual delas começa com o som “v”.
  1. Mostre-lhe 6 figuras: um cão, um pé, um dedo, um gato, um piano e uma mão. Peça a ele para nomear todas as figuras. Em seguida, pergunte qual delas começa com o som “d”.
  1. Mostre-lhe 4 figuras: um pato, uma foca, um cavalo e uma casa. Peça a ele para nomear todas as figuras. A seguir, mostre a figura de um gato e pergunte qual dentre os nomes daquelas figuras termina com um som parecido ao da palavra “gato”, ou seja, qual delas rima com “gato”.

DOMÍNIO DO PRINCÍPIO ALFABÉTICO

  1. Escreva 4 letras maiúsculas: V, M, I e O. Pergunte: “Qual destas letras tem este som: iiiii?”
  1. Escreva 6 letras maiúsculas: R, E, G, U, T e S. Pergunte: “Qual destas letras tem este som: sssss?”
  1. Escreva 4 letras maiúsculas: C, F, H e Z. Pergunte: “Qual destas é a letra “zê”?”
  1. Escreva 6 letras maiúsculas: X, A, J, I, P e G. Pergunte: “Qual destas é a letra “gê”?”
  1. Mostre uma letra do alfabeto (maiúscula) e pergunte o nome dela. A seguir, pergunte qual o “som” dessa letra. Repita o procedimento com outras 4 letras do alfabeto. (Se você quiser e seu filho tiver paciência, faça o teste com todas as letras.)
Se ele responder, por exemplo, que o som de “f” é “efe” e que o som de “r” é “erre”, ou seja, se disser somente o nome da letra, isso significa que ainda não domina o princípio alfabético: ainda não entendeu a relação entre as letras e os sons das letras.

CONSCIÊNCIA DO IMPRESSO

  1. Pegue um livro e mostre à criança. Peça a seu filho para apontar:
  • a capa
  • por onde se deve começar a ler
  • uma ilustração/desenho
  • uma palavra
  • uma letra
  • a última palavra do livro
  1. Pegue uma embalagem de produto com palavras e imagens. Pode ser um pacote de biscoitos, uma caixa de cereal, uma caixa de pasta de dentes… Peça a seu filho para apontar:
  • uma palavra
  • uma letra
  • uma figura/desenho
  1. Escreva a seguinte seqüência de números e letras e mostre a seu filho: F 8 G A 5 U M 2 9. Peça a ele para circular apenas as letras.

MEMÓRIA AUDITIVA DE CURTO PRAZO e COMPREENSÃO ORAL

  1. Leia em voz alta a história acumulativa “A casa sonolenta”, de Don e Audrey Wood. Antes da leitura, diga a seu filho para prestar bastante atenção à ordem de aparecimento das personagens. Pergunte qual foi a primeira personagem a aparecer. Se ele não souber responder, ofereça opções: o menino, o cachorro, a avó ou o gato? E qual o último?
  1. Repita a leitura do texto. Ao final, pergunte-lhe qual a seqüência de aparecimento das personagens no livro.
Obs.: Se você não tiver esse livro, use a canção acumulativa “A velha a fiar”.
  1. Junte as figuras dos exercícios de consciência fonológica e disponha-as sobre a mesa, com a imagem virada para cima. Diga à criança: “Vou dizer uma seqüência de 3 itens e você terá de pegar as figuras na mesma ordem, certo?” Comece com 3 itens e vá aumentando o número de itens para ver quantos a criança é capaz de armazenar na memória auditiva de curto prazo.
Espera-se que crianças de 5 a 6 anos memorizem seqüências de 7 a 8 itens em atividades como essa e que crianças de 4 a 5 anos memorizem cerca de 6.

O que fazer com o resultado?

Depois de concluído o teste, é hora de avaliar quais as áreas “fortes” e as “fracas” da criança. Se seu filho, por exemplo, não conseguir memorizar muitos itens nos testes de memória auditiva de curto prazo, ele precisará se empenhar mais nessa área. Como? Memorizando poesias e parlendas ou fazendo atividades como No fundo do mar e estas outras.
Se o problema maior for no campo da consciência do impresso, ponha em prática estas dicas. Se houver dificuldade em relacionar as letras e seus sons, apresente novamente os sons das letras e experimente fazer a dramatização dos sons, na seqüência sugerida aqui. Seguindo o passo-a-passo indicado no ebook “As 5 Etapas para Alfabetizar Seus Filhos em Casa”, vocês certamente terão bons resultados.
Fonte: http://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/teste-seu-filho-esta-preparado-para ler/ utm_ source=email_ regular&utm_medium=text_link&utm_campaign=teste_filho_preparado_para_ler&inf_contact_key=6cb6ab72ff28534e8b307187a0456bf54e73009c081969eeb773f708fd53cb47

Nenhum comentário:

Postar um comentário