Como Lidar Com Alunos Com Dificuldades de Aprendizagem (LEITURA)
BY OINCRIVELZE · 15 OUTUBRO, 2015
1. Ler um livro, uma frase, um texto em voz alta,
ajuda o aluno com dificuldades de aprendizagem na leitura.
2. Tomar tempo para ver as figuras e falar sobre
elas. Deixe o aluno falar sobre elas também.
3. Pergunte ao aluno algumas coisas sobre aquilo
que ela pensa que o autor queria dizer. Acompanhe o ritmo das emoções e deixe
transparecê-las através da voz. Pratique a leitura com qualquer livro que achar
interessante, que tenha acção ou humor.
4. Os alunos podem aprender que os livros ocupam um
lugar importante na sua vida. A maneira como pega nos livros e folheia as
páginas ensina ao aluno mais que um milhão de palavras.
5. O aluno pode aprender que a biblioteca é um
lugar bom para se visitar, por ter mais variedade de livros, por podermos estar
confortáveis e sossegados.
6. O professor pode demonstrar que se preocupa com
aquilo que o aluno pensa e com aquilo que tem interesse para ele.
7. O professor pode mostrar que não sabe todas as
respostas a todas as perguntas, e que tem que ir ler, estudar ou aprender
alguma coisa. Mostrar ao aluno que ele pode não saber onde fica determinada
cidade ou rio, mas que há um lugar onde podem ir para saber.
8. Se perceber que o aluno não consegue acompanhar
um determinado texto, procure livros com impressões em letras grandes, ou
amplie o texto que pretende aplicar. Todos os problemas de leitura são
intensificados com impressões de tamanho pequeno.
9. Quando o aluno tem de ler, leia
alternadamente com ele em voz alta. Faça uma paragem em cada página para lhe
perguntar sobre aquilo que foi lido.
10. Depois de ler uma história, pergunte ao aluno
do que ela se lembra na história. Se a leitura da história foi interrompida a
meio, pergunte o que aconteceu antes. Se o aluno perdeu a sequência da
história, abra o livro e ajude-o a encontrar as partes perdidas. Mais tarde,
peça-lhe para contar a história a outra pessoa, usando figuras se necessário.
11. O que é importante ser referido, na leitura de
um aluno com dislexia, é o erro ou a falta de sentido que a palavra faz na
frase e não a incapacidade dele. Deve ser enfatizado que todas as outras
palavras estão bem excepto aquela.
12. Quando há trabalho de casa, pode ver o trabalho
com o aluno. Ajude-o a planear, de forma que o trabalho de casa seja feito.
13. Encoraje o aluno a fazer aquilo que sabe que
ele vai conseguir realizar.
14. O professor pode ser um amigo, um mentor para o
aluno. Pode ser um bom ouvinte e mostrar-lhe que se interessa por ele. Pode lá
estar para ajudá-lo a organizar o seu tempo fazendo com que não desperdice as
horas preciosas. Pode ajudar quando os outros colegas se rirem ou não o
entenderem.
FONTE E DOCUMENTO COMPLETO EM: http://www.appdae.net/documentos/informativos/lidando_com_as_dificuldades_de_aprendizagem.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário