existir

A EXISTIR surgiu em meados de 2002, por iniciativa de um grupo de pais de crianças com Síndrome de Down, com o propósito de constituir uma entidade privada, sem fins lucrativos, que apoiasse crianças portadoras de necessidades especiais, em especial a Síndrome de Down. Fundamos a Entidade em fins de 2004, com o seu registro em 25.01.2005, tendo por objetivo um projeto diferenciado, ou seja, trabalho em grupos de crianças com Síndrome de Down a partir dos 2 anos de idade.

terça-feira, 27 de março de 2018



SAIBA COMO O RACIOCÍNIO LÓGICO CONTRIBUI PARA A EVOLUÇÃO EM SALA DE AULA

Já falamos aqui no blog sobre a diferença da alfabetização e do letramento. Enquanto no primeiro conceito estão lições para aprendizagem da escrita e da leitura, no segundo entram ações para para a inclusão do aluno na sociedade através da interpretação da escrita ou de símbolos.

Nesse processo, há outra questão fundamental no desenvolvimento: o raciocínio lógico. É através dele que a criança aprende a assimilar e interpretar os conteúdos apresentados para ela. Além de simplesmente ler ou entender, ela é capaz de resolver problemas, organizar as ideias com clareza e criar argumentos relacionados ao tema.
Muita gente ainda assimila o raciocínio lógico apenas como um fator de apoio no ensino de matérias ligadas às áreas exatas. No entanto, ele vai muito além da matemática. Pode ajudar o estudante a compreender questões históricas e desenvolver uma narrativa concisa, por exemplo.
O biólogo e psicólogo suíço, Jean Piaget, deixava claro que este é um passo fundamental para o desenvolvimento. O estudioso dizia que o conhecimento é construído através da experiência mas, também, do raciocínio.
Jogos em sala de aula = ferramentas fundamentais
Diante da importância de apoiar os alunos no desenvolvimento do raciocínio lógico, fica a pergunta: quais mecanismos podem ser utilizados para este fim em sala de aula?
Os jogos são ferramentas imprescindíveis para isso, pois proporcionam desafios gradativos que potencializam o desenvolvimento do pensamento lógico. Através da PlayTable, oferecemos games que unem diversos conceitos apresentados em sala de aula e que serão aplicados justamente para desenvolver esta questão. Um dos exemplos é o jogo Meu Jardim, que traz uma espécie de quebra-cabeças com peças em formatos de hexágono e que desafia a criança a formar os desenhos com o encaixe correto das opções. Diferente das versões comuns, ele traz uma sequência de cores e desenhos que precisam estar alinhados para garantir a finalização do processo.
Além de apoiar na interpretação de textos, de conceitos e de análise, o raciocínio lógico é também um aliado para a aprendizagem da matemática. O jogo Debaixo dos Corais, por exemplo, é ideal para apoiar estes conceitos. Num cenário que lembra o oceano, a criança precisa descobrir quantos peixinhos estão escondidos. Através exercícios de sequenciação e seriação, o aluno vai acumulando pontos a medida que o jogo se desenvolve. 
FONTE:  http://playtable.com.br/blog/saiba-como-o-raciocinio-logico-contribui-para-a-evolucao-em-sala-de-aula/

Nenhum comentário:

Postar um comentário