Como os Pais podem Auxiliar
no Processo de Alfabetização dos Filhos
TEMPO DE LEITURA: 5
MINUTOS
É cada vez maior o número de pais que se queixam de
que os filhos apresentam dificuldade em leitura e compreensão de textos e,
mesmo após os dez anos de idade, ainda tropeçam em palavras. E não são nada
incomuns os casos de estudantes de Ensino Médio sem fluência em leitura e com
vocabulário muito pobre. Conseqüentemente tem crescido também o interesse dos
pais em participar de alguma forma do processo de alfabetização das crianças e
em buscar corrigir as deficiências em leitura e escrita das mesmas.
O problema se deve em grande parte ao fato de que a
maioria das escolas brasileiras adota métodos ineficazes de alfabetização, os
quais não levam as crianças ao domínio do princípio alfabético e enfatizam a
representação gráfica dos sons da fala em detrimento dos próprios sons. As
crianças aprendem primeiro os nomes das letras, como reconhecê-las e traçá-las
– o que é muito importante e certamente faz parte do processo, mas é preciso
ter em mente que há um momento mais adequado para treinar
tais habilidades. Ao iniciar
com atividades que valorizam a representação gráfica, inverte-se o processo
natural, que deve partir do mais simples para o mais complexo, da experiência
sonora, da escuta atenta e reflexiva dos sons verbais para só então chegar às
letras.
Se você não deseja que seu filho se torne um
analfabeto funcional, mas quer que tenha um alto desempenho em leitura e
escrita, saiba que é possível fazer algo em sua casa para corrigir os erros
dessa abordagem equivocada. Trata-se da simples prática de umas poucas
atividades diárias, mesmo que você só disponha de alguns minutos por dia. O objetivo principal da maioria
delas é levar as crianças a uma escuta atenta, ativa e reflexiva sobre os sons
verbais, promovendo o desenvolvimento da consciência fonológica. Estas atividades
que indicarei fazem parte das etapas que devem anteceder propriamente o ensino
do princípio alfabético, ou seja, fazem parte de um processo de
pré-alfabetização.
Leitura em voz alta
A primeira e essencial atividade é a prática diária
da leitura em voz alta. Leia todos os dias para seus filhos. Leia poesias,
narrativas, contos de fadas, parlendas… Se você dispõe de dez minutos,
aproveite-os ao máximo. Mas não espere da criança uma atenção similar
à de um adulto, sobretudo de crianças menores de 2 anos. Ainda que não pareçam prestar
atenção, não desista, pois elas certamente estarão absorvendo vocabulário e
estruturas sintáticas que o mero contato com a linguagem cotidiana não lhes
permitiria aprender. Estudos recentes demonstraram que existe uma correlação
entre o tempo de escuta de histórias e o posterior rendimento em compreensão de
textos. Crianças que escutam mais histórias e por mais tempo têm um desempenho
muito melhor no 4º ano do Ensino Fundamental, uma vez que compreendem textos
com mais facilidade.
Com crianças maiores de 3 anos, já é possível
trabalhar também a memorização e declamação de poesias. Nesse caso, sugiro
a seleção de poesias adequadas à idade da criança, a qual deverá ser lida todos
os dias do começo ao fim; na seqüência, a criança pode ser convidada a completar lacunas da
poesia à escolha de quem guia a atividade. Depois de se familiarizar com uma
poesia, seu filho poderá declamá-la de cor.
Memória auditiva de curto prazo
Além de praticar a leitura em voz alta, é preciso
também treinar a memória auditiva de curto prazo, responsável por reter as
informações auditivas que posteriormente levarão as crianças a certas
conclusões. No processo de alfabetização, realizam-se as fusões fonêmica e
silábica e nessa hora a memória auditiva de curto
prazo exerce um papel importantíssimo.
Um exercício básico é o da obediência a comandos,
pois uma criança que não consegue reter na memória uma seqüência de comandos
provavelmente não terá sucesso em leitura e compreensão de textos, os quais
estão ligados à compreensão auditiva. Para treinar a memória
auditiva é importante que todos os dias você emita instruções com uma seqüência
de ações para seu filho fazer. Por exemplo: “Vá à cozinha, pegue uma colher e
traga-a para mim”. Essa é uma seqüência de três comandos, mas você pode tornar
a atividade mais complexa de acordo com o desempenho da criança. Seu filho se
sentirá cada vez mais desafiado à medida que o número de instruções for
aumentando.
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seus filhos em casa, não deixe de baixar gratuitamente o ebook “As 5 Etapas para
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fônica como o mais eficaz método de alfabetização, assim como as etapas que
você deverá percorrer para levar seus filhos ao domínio do princípio
alfabético.
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Fonte: http://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/como-os-pais-podem-auxiliar-no-processo-de-alfabetizacao-dos
filhos/?utm_source=email_regular&utm_medium=text_link&utm_campaign=pais_auxiliar_processo_alfabetizacao&inf_contact_key=5acf467908c453991fa4c19e4945997e2298827c2616e0e81054db7293022dbf
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