Fórum Mundial
Aprova Visão Transformadora Para Educação Inclusiva e de Qualidade
Uma visão transformadora para a educação para os próximos 15
anos foi adotada no Fórum Mundial de Educação, que se encerrou nesta
quinta-feira (21) em Incheon, na Coreia do Sul. A Declaração de Incheon foi acolhida
pela comunidade mundial de educação, incluindo ministros de governo
de mais de 100 países, organizações não governamentais e grupos de jovens.
Ela incentiva os países a fornecer educação inclusiva,
igualitária e de qualidade, além de oportunidades de aprendizagem ao longo de
toda a vida para todos. A Declaração será a base das metas de educação nos
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que serão ratificados pelas
Nações Unidas em setembro.
“Essa Declaração é um grande passo à frente”, disse a
diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova. “Ela reflete a nossa determinação em
garantir que todas as crianças e jovens adquiram os conhecimentos e as
habilidades de que necessitam para viver com dignidade, para alcançar seu
potencial e contribuir para suas sociedades como cidadãos globais responsáveis.
Ela incentiva os governos a oferecer oportunidades de aprendizagem ao longo da vida,
para que as pessoas continuem a crescer e a se desenvolver. Ela afirma que a
educação é a chave para a paz mundial e para o desenvolvimento sustentável.”
A Declaração de Incheon tem como base o movimento mundial de
Educação para Todos (EPT), que teve início em Jomtien, na Tailândia, em 1990, e
foi reiterado em Dacar, no Senegal, no ano 2000. A EPT e o Objetivo de
Desenvolvimento do Milênio (ODM) de Educação tiveram como resultado um
progresso significativo, mas muitas de suas metas, incluindo o acesso universal
à educação primária, permanecem inalcançados. Atualmente, 58 milhões de
crianças continuam fora da escola – a maioria meninas.
Além disso, 250 milhões de crianças não estão aprendendo as
habilidades básicas, ainda que metade delas tenha frequentando a escola por
pelo menos quatro anos. A Declaração de Incheon deverá finalizar as ambiciosas
agendas da EPT e dos ODM.
“Se esta geração de crianças irá um dia reduzir as desigualdades
e as injustiças que afligem o mundo de hoje, temos de dar a todas as nossas
crianças uma chance justa de aprender. Tal deve ser nossa a visão coletiva e o
nosso comprometimento”, disse o diretor-executivo do Fundo da ONU para a
Infância (UNICEF), Anthony Lake.
Marco de Ação Educação
2030
A Declaração de Incheon será implementada por meio do Marco de
Ação Educação 2030, que fornece as coordenadas a serem adotadas pelos governos
até o fim do ano. Ele fornecerá orientações sobre marcos efetivos, legais e de
políticas para a educação, com base nos princípios de responsabilização,
transparência e governança participativa. A implementação efetiva vai demandar
uma coordenação regional firme, bem como monitoramento e avaliação rigorosos da
agenda de educação. Também irá demandar mais financiamento, especialmente para
os países que estão mais longe de fornecer educação inclusiva e de qualidade.
A Declaração e o Marco irão incentivar os países a determinar
metas nacionais apropriadas de gastos e a aumentar a Assistência Oficial para o
Desenvolvimento para países de baixa renda.
“A discussão foi muito enriquecedora, em especial o debate sobre
indicadores e qualidade da educação. A UNESCO vê a qualidade de uma forma mais
holística, no sentido de que não é um fator único que garante a qualidade da
educação, mas uma conjunção de fatores: pertinência, equidade, inclusão e
aprendizagem. A declaração, aprovada em consenso por todos os países, traz
compromissos bastante importantes, para que a gente possa ter depois um marco
de ação, com metas e objetivos”, disse a coordenadora de Educação da UNESCO no
Brasil, Rebeca Otero, destacando que nos estão previstos para os próximos meses
encontros para estabelecer o financiamento que garanta essa nova agenda para a
educação.
Fonte: http://www.inclusive.org.br/?p=28103
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