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Publicado em 19/03/2018 por EQUIPE DIVERSA
A chegada de alunos com Síndrome de
Down nas escolas comuns tem gerado muitas dúvidas entre professores, diretores,
gestores públicos e familiares. Para esclarecer os mitos e incertezas que
marcam a presença desses estudantes nas salas de aula, o DIVERSA selecionou uma
série de vídeos e artigos de especialistas sobre
o assunto, além relatos de professores que
incluíram crianças e adolescentes com a Síndrome e as principais dúvidas da
Comunidade DIVERSA sobre o tema. Confira!
Crianças “especiais”?
Este vídeo conta com legendas em
português, francês, espanhol e italiano (ativadas pelo player)
Para
o Dia Internacional da Síndrome de Down (21/03) deste ano, a ONG italiana
CoorDown lançou a campanha #IncludeUsFromTheStart. O vídeo divulgado pela
organização conta a história de Lea, garota de 10 anos com Síndrome de Down que
quer ir à escola. De modo simples, a animação desconstrói a expressão
“especial” e destaca a importância de crianças com e sem deficiência aprenderem
juntas.
No site da campanha Site externo,
a ONG disponibilizou um resumo das evidências de pesquisas educacionais
realizadas em todo o mundo. Os estudos mostram como ambientes inclusivos
beneficiam a todos. No último ano, a organização propôs uma reflexão sobre a
expressão “necessidades especiais”. De forma bem-humorada, a campanha de 2017
mostrou que pessoas com Síndrome de Down, assim como todas outras, têm
carências humanas básicas, não “especiais”. Veja o vídeo Site externo.
Ao
longo das décadas, as pesquisas também desmitificaram a ideia de que haja uma
“receita” para ensinar esses estudantes. Mesmo que duas pessoas apresentem o
mesmo diagnóstico, elas podem reagir de modos diferentes a uma mesma
intervenção. Assim, a recomendação dada aos educadores é a de conhecer todos de
forma individual, perceber como cada um aprende e valorizar suas
singularidades.
Nos
artigos abaixo, você encontra sugestões para identificar os interesses dos
alunos, além de outras dicas para lidar com a presença de estudantes com
Síndrome de Down na escola.
Confira
histórias reais de inclusão que irão te inspirar a criar suas próprias
estratégias. As práticas abrangem diversas áreas do conhecimento e etapas de
ensino.
Renata é uma jovem com Síndrome de Down com uma trajetória singular no ensino médio, marcada pelo protagonismo da
família e empenho da escola em buscar soluções inclusivas.
Este vídeo conta com legendas em
português, espanhol e inglês (ativadas na barra do player). A versão integral Site externo do
documentário conta versões com audiodescrição Site externo e Libras Site externo.
Em Cianorte (PR), professores articulam conteúdos sobre diversidade para
combater preconceito e bullying em escola após chegada de alunos com autismo e
Síndrome de Down.
Entenda como a trajetória escolar de um jovem com a Síndrome nos ajuda a
repensar o modelo de educação para uma perspectiva mais inclusiva.
Trabalho colaborativo entre mediação escolar, direção e educadores de escola do
Rio de Janeiro (RJ) estimula autonomia de garoto com Síndrome de Down.
Educador de grupo de teatro inclusivo conta como montagem de espetáculo
estimulou atenção e memória de adolescente.
Procurada por escola particular para assessorar educadores, especialista em
inclusão relata estratégias para acolher e incluir garoto com Síndrome de Down.
Estratégias de acolhimento e articulação intersetorial garantem inclusão de
aluno com Síndrome de Down em situação de vulnerabilidade em Ibiúna (SP).
A Comunidade DIVERSA é o espaço onde educadores, gestores
escolares e públicos, familiares e outros profissionais que lidam com a
inclusão de alunos com deficiência compartilham dúvidas e trocam ideias. Saiba
quais são as principais perguntas de nossos usuários sobre Síndrome de Down.
Saiba
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DIVERSA. Aproveite também para esclarecer dúvidas, responder perguntas e trocar
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