existir

A EXISTIR surgiu em meados de 2002, por iniciativa de um grupo de pais de crianças com Síndrome de Down, com o propósito de constituir uma entidade privada, sem fins lucrativos, que apoiasse crianças portadoras de necessidades especiais, em especial a Síndrome de Down. Fundamos a Entidade em fins de 2004, com o seu registro em 25.01.2005, tendo por objetivo um projeto diferenciado, ou seja, trabalho em grupos de crianças com Síndrome de Down a partir dos 2 anos de idade.

terça-feira, 27 de junho de 2017


2 Atividades para Crianças Desatentas

“Meu filho vive no mundo da lua. Ele não consegue prestar atenção nem se lembrar de nada que eu digo. O que há de errado com ele?” Na dica de hoje, apresento duas atividades de sequenciamento de sons que ajudarão os pequenos a vencer essas dificuldades.

desatenção das crianças é uma das queixas mais freqüentes entre os pais que acompanham o blog Como Educar Seus Filhos. Muitos pais me enviam mensagens dizendo que seus filhos vivem no mundo da lua, se esquecem com muita facilidade de instruções que acabaram de ouvir etc. Certa vez recebi uma mensagem de um pai que dizia mais ou menos o seguinte: “Carlos, um dia pedi para meu filho ir à cozinha, pegar um copo, enchê-lo de água e trazer para mim. Meu filho foi até a cozinha, mas voltou sem o copo de água, e ainda me perguntou: ‘– Pai, o que foi mesmo que o senhor me pediu pra fazer na cozinha?’”.
Cenas como essa são comuns no dia-a-dia de várias famílias. O que nós podemos fazer para melhorar a atenção das crianças? O que podemos fazer para melhorar a memória das crianças? E, sobretudo, o que podemos fazer para exercitar uma habilidade muito importante nesses casos, que é a habilidade de seqüenciamento?
No exemplo que acabei de mencionar o pai disse o que a seu filho? (1) Vá à cozinha, (2) pegue um copo, (3) encha o copo com água e (4) traga-o para mim. O que aconteceu: a criança se esqueceu de 3 desses comandos e foi à cozinha, mas voltou sem o copo de água. Ela precisa exercitar a habilidade de seqüenciamento para que mantenha na memória aquela seqüência de comandos na mesma ordem em que os ouviu.
Vou passar alguns exercícios para treinarmos essa habilidade e a exercitarmos. O primeiro exercício envolve sons não-verbais e o segundo sons verbais.
Na primeira atividade devemos usar seqüências de sons não-verbais, e para isso você pode usar aplicativos com sons de animais ou instrumentos musicais. Eu tenho aqui um brinquedinho, que costumo usar, com sons de animais que podem ser reproduzidos tocando as imagens correspondentes. É claro que antes de tudo a criança precisa associar o som a cada animal, à respectiva fonte. Uma vez que a criança tenha se acostumado aos sons, você pode passar à produção de seqüências de sons não-verbais. A criança deverá ouvir a seqüência com os olhos fechados ou vendados, ou de costas para o pai, e terá de dizer quais sons ouviu na mesma ordem em que foram produzidos.
Alguns pais podem dizer o seguinte: “Professor, eu não vou comprar um brinquedo parecido com aquele que o senhor mostrou, muito menos baixar um aplicativo no meu celular. Eu não posso praticar essa atividade em minha casa usando outros recursos?”. Ora, é claro que sim. Se você tem instrumentos musicais em sua casa, você pode utilizá-los a fim de produzir seqüências de sons não-verbais, como instrumentos de sopro e percussão. Porém, se você não tem instrumentos musicais, você pode usar brinquedos como mordedores ou bonecos de borracha.
Para terminar, vamos à segunda dica, a segunda atividade de hoje. É uma atividade muito simples em que seu filho terá de seguir instruções verbais. Você deve elaborar instruções verbais e introduzir vários comandos e seqüências de comandos. Seu filho deverá executar esses comandos na mesma seqüência, mantendo a mesma ordem.
Por exemplo: você vai ao quarto de seu filho e percebe que vários objetos estão esparramados pelo chão. Você diz então: “– Filho, pegue determinado objeto e faça com que ele pule sobre aquele outro. Depois, pegue certo objeto e o coloque dentro daquela caixa”. Seu filho então tem de executar cada comando seguindo essa ordem. Você poderá dar diversas instruções com vários comandos, estendendo o número de comandos de acordo com a capacidade de seu filho.
São essas as atividades que reservei para que você melhore a atenção, a memória e exercite essa habilidade tão importante, que é a habilidade de seqüenciamento de seus filhos.
Fonte: http://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/2-atividades-para-criancas-desatentas/?utm_source=email_regular&utm_medium=text_link&utm_campaign=carlos_criancas_desatentas&inf_contact_key=30d07671bb2db2c212f3ec3f09f01661d212498cf74be576790b65dd31c288e3

Nenhum comentário:

Postar um comentário