PESQUISA APONTA OS BENEFÍCIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Novo estudo, coordenado por
professor da Universidade de Harvard, apresenta panorama das principais
pesquisas sobre educação inclusiva publicadas no mundo
O
Instituto Alana e a ABT Associates, sob coordenação do Dr. Thomas Hehir,
professor da Harvard Graduate School of Education, lançaram a pesquisa “Os benefícios da educação inclusiva para estudantes com e sem
deficiência”, no dia 3 de dezembro, data instituída
pela ONU para promover o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A grande
novidade é que o estudo sugere, na maioria dos casos, que estudar em ambientes
que valorizam a diversidade promove efeitos benéficos em pessoas sem
deficiência.
Essa análise inédita
reúne mais de 89 estudos, de um levantamento de 280 artigos publicados em 25
países, e mostra que pessoas sem deficiência que estudam em salas de aula
inclusivas têm opiniões menos preconceituosas e são mais receptivas às
diferenças. Entre as crianças com síndrome de Down, há evidências de que a
quantidade de tempo passado com os colegas sem deficiência está associada a uma
variedade de benefícios acadêmicos e sociais, como uma melhor memória e
melhores habilidades de linguagem e alfabetização.
Esse convívio traz
reflexos que são percebidos também na idade adulta, já que a análise aponta que
alunos com deficiência que foram incluídos são mais propensos a fazer um curso
superior, pertencer a um grupo de amizades, encontrar um emprego ou viver de forma
independente. Um grande número de pesquisas mostrou que esse grupo desenvolve
habilidades mais fortes em leitura e matemática, têm maiores taxas de presença,
são menos propensos a ter problemas comportamentais e estão mais aptos a
completar o ensin
o
médio comparado com estudantes que não são incluídos.
“Apesar dessas
informações, a realidade é que ainda há crianças com deficiências
intelectuais,, físicas, sensoriais e de aprendizagem que enfrentam desafios no
acesso à educação de qualidade e mesmo em países onde as leis garantem os
direitos educacionais a esses alunos, como o Brasil. A inclusão efetiva de um
estudante exige que os educadores desenvolvam capacidades de apoio às
necessidades individuais das crianças e jovens, e o resultado dessa pesquisa é uma
mensagem clara de que a inclusão deve ser norma, e é benéfica, para todos os
estudantes”, explica Gabriel Limaverde, membro do Grupo de Trabalho de inclusão
do Instituto Alana.
Acesse
a pesquisa completa aqui.
Fonte:
http://alana.org.br/pesquisa-aponta-os-beneficios-da-educacao-inclusiva-para-todos/
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